DEZ JOGOS E BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Desenvolver atividades em Educação Infantil não é nada fácil, em razão dos alunos serem muito pequenos e ainda por não corresponderem de forma motora a muitas atividades. Assim, seguem algumas sugestões que poderão auxiliar o professor no cotidiano da sala de aula, bem como fora dela.
Caixa de Sensações: o professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O professor deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material.
Caminho Colorido: com folhas de papel pardo, faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas. É uma atividade que envolve muito as crianças, e as deixam muito felizes.
Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.
De onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.
Dentro e Fora: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.
Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.
Pneus: Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.
Que som é esse?: Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.
Caixa Surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições do material, até que as crianças descubram o que é.
Pega-Pega Diferente: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.
ATIVIDADES PARA GINCANAS
1) Varal de Balões
Faz-se dois varais com balões cheios, escolhe 2 participantes, sendo 1 de cada equipe, posiciona-se os participantes com seus olhos vendados, com um material em sua mãe para estourar o balão, quem estourar mais balões, ou estourar todos em menor tempos, será o vencedor.
2) Corrida da colher com (laranja ou batata)
Pega-se uma certa quantidade de participantes ( acritério do Profº), de cada equipe para realização da prova.
Com a colher na boca e com a laranja em cima, mãos pra trás, inicia-se a corrida.
Ganha-se o grupo que realizar a prova sem derrubar a laranja.
3) Sentando no balãoMesmo procedimento, certa quantidade de participantes de cada equipe.
Cada um tem seu balão cheio nas mãos, corre até a cadeira e senta em cima do balão até que estoure, ganha a equipe que sentar e estourar todos os balões.
4) Corrida do SacoEssa é muito conhecida. Pega-se sacos grandes de algodão ou lona, vazio.
Escolhe-se a quantidade de participantes das equipes, cada um entra dentro do saco e realizam a corrida.
5) Colocando o rabo do BurrinhoEssa é bem divertida, pega-se alguns integrantes das equipes. Num cartaz com o desenho de um Burro sem rabo, coloca-se na frente da platéia, outro com olhos vendados, e com o rabo do Burrinho em mãos, deve-se ir andando e colocar o rabo no Burro, ganha-se aquele que conseguir colocar o rabo no lugar certo ou ao menos chegar mais perto.
6) Dança da cadeiraColoca-se algumas cadeiras em forma de circulo de costa umas para as outras, e pega-se alguns integrantes de cada equipe, inicia-se com uma música e deverão andar em voltas dessas com as mãos pra trás, qd acabar a musica devem-se sentar, mas sempre um ficará sem, então vence a equipe em qual o integrante faz parte.
7) Bala na FarinhaBoa também, esconde-se uma bala num prato com farinha de trigo (deve-se usar 2 pratos para divisão das equipes). Os participantes deverão encontrar a bala com a boca, ganha a equipe que encontrar primeiro as balas
8) Descobrindo a PlacaPega uma dupla de adversários, e coloca em suas costas uma placa com uma palavra referente a história contada, por exemplo, história de Daniel, escolhe a palavra tipo LEÕES, e escreve na placa, de frente um para o outro, cada qual deve-se descobrir oque está escrito, sem deixar o adversário ver o seu. Ganha quem descobrir primeiro.
9) Garrafas que somemDivertida, poré, deve-se escolher os integrantes que nunca tenha visto essa brincadeira. Pega-se de 5 a 6 garrafas pets vazias, coloca uma atrás da outra deixando mais ou menos um espaço de 90 cm cada uma da outra, e pega-se os integrantes, leva para um lugar onde não verá a realização da prova, chama-se um de cada vez, com os olhos abertos, faz com que o participante ande, dando passos largos para pular a garrafa uma a uma, depois venda-se os olhos, tira as garrafas discretamente para que ele não perceba e faz ele andar pensando ter as garrafas, será muito engraçado vê-lo pulando sem ter oq, mas o objetivo é descontrair o público. Ambas equipes vencem.
10) Varal de versículosDois varal de fio de barbante, escolhe um participante de cada equipe, lê o versiculo (não muito grande para não confundí-los), e numa caixa estará palavra por palavra do versículo escrito numa folha de sulfite em forma de roupa, e outras palavras para cumplicar, dá-se o aviso de início e ganha aquele que montar o versículo completo no varal, sem derrubar as peças.
Postado por Gospel Infantil
11- Juntando os pedaços: O professor prepara fichas (se possível no formato de um sombreiro/chapéu) com frases referentes a moral da história (EX: Devemos ser gratos a Deus por tudo; Jesus quer limpar seu coração; Jesus sofreu e morreu em nosso lugar; etc...), divide as fichas ao meio; coloque uma parte de cada ficha sobre a mesa; a outra parte fica com o professor que pede para um aluno de cada equipe pegar uma ficha em sua mão e ao dar a largada os alunos escolhidos se dirigem a mesa e procuram a outra metade da ficha que completa sua frase; ao terminar de montar apresenta ao professor, se tiver certo outro aluno da equipe faz o mesmo, caso não esteja retorna a mesa para tentar encontrar a parte certa. Marca ponto a equipe que montar mais frases.
12- Passe a Bola: O Professor senta as crianças em círculo intercalando um da equipe verde, um da equipe amarela, um da equipe vermelha, um da equipe branca e um da equipe preta até que terminem todas as crianças; depois entrega a bola para uma delas. Em seguida fica de costas para as crianças e canta, junto com elas, o hino tema da EBF, quando o professor parar de cantar com quem estiver a bola será iniciada a brincadeira onde um aluno por vez fala algo sobre a história que acabou de ouvir, quem não souber falar nada diferente do que já foi falado sai da brincadeira sai. Marca ponto a equipe que terminar a brincadeira com o maior número de participantes.
13- Scrable Bíblico: O Professor corta quadrados de 3cm em papel cartão e escreve uma letra do alfabeto em cada quadrado (monte uns 4 alfabetos completos e deixe uns 15, ou mais, quadrados em branco). Os quadrados com letras deverão ficar dentro de uma sacola e os em branco ficarão em outra; o professor divide as equipes e chama um aluno de cada equipe para pegar 7 peças na sacola de letras e volta para o grupo para tentar montar uma palavra referente a história contada, se preciso pode pegar um quadrado em branco com o professor para servir de qualquer letra. A equipe que terminar primeiro chama o professor que analisará se a palavra montada se refere ao texto, se estiver certo o representante do grupo devolve as letras que sobraram e pega mais 7. Marca ponto a equipe que conseguir montar mais palavras.
14- Passo a Passo: Os representas de cada equipe deverão encostar-se na parede, e responder, um por vez, as perguntas relacionadas a história contada que serão feitas pelo professor. Quem responder certo dá um passo o maior que puder. Aquele que chegar primeiro no local estipulado antes da brincadeira começar marca ponto para sua equipe.
15- Honestidade é Coisa Séria: O professor organiza os alunos em círculo intercalando um da equipe verde, um da equipe amarela, um da equipe vermelha, um da equipe branca e um da equipe preta até que terminem todas as crianças. O professor inicia a brincadeira fazendo uma pergunta sobre a história contada, dirige-se a um aluno e pergunta: Você sabe a resposta? Se o aluno souber responde “sim”. A honestidade é coisa séria, pois se o aluno responder “sim” qualquer um (de outra equipe) pode desafiar dizendo: “Então fale a resposta”. Se o desafio for aceito e a resposta estiver certa, a pessoa que respondeu fará uma pergunta para quem estiver ao seu lado. Se o jogador não aceitar o desafio ou errar a resposta, pagará uma pena pré-estabelecida. Nesse caso o professor fará uma outra pergunta a outro participante.
OBS: Marca 1 ponto o aluno que responder “sim” ou “não”; marca 2 pontos o aluno que acerta o desafio feito pelo colega; marca 3 pontos o aluno que desafiar o colega ele e não acertar o desafio nem aceitar pagar a pena; marca 1 ponto o aluno que pagar a pena por ter errado a resposta. Marca ponto e equipe que ganhar mais pontos ao final da brincadeira.
16 - Encontrando o Tesouro: Prepare um tabuleiro com vários níveis. O nível 1 onde estão as ondas do mar e um barco o último nível onde estão os baús e tesouros. Divida a classe em grupos. Escolha um de cada grupo para iniciar. Todos começam o jogo no nível um e para avançar de nível a criança sorteia uma pergunta sobre a história, se a mesma acertar a resposta avança se não continua no mesmo nível. Troca-se de criança a cada pergunta para que todas possam participar. Ganha o grupo que chegar no último nível primeiro.
17 - Peixinhos e Tubarões: Deixar uma área neutra, onde os tubarões não poderão pegar os peixinhos. Separe a classe em dois grupos, um para formar o time dos peixinhos e o outro o dos tubarões. Coloque uma música para tocar bem baixinho, os peixinhos saem para passear. Quando aumentar o volume da música, os tubarões saem para tentar pegar os peixinhos que deverão voltar correndo para o local neutro. O peixinho que for pego vira tubarão.
18 - Barco Bíblico: Sente as crianças em círculo, dê um barco de papel para que passem enquanto a música estiver tocando, quando a mesma parar, quem estiver com o barco deverá sortear uma pergunta e fazer para qualquer integrante de outra equipe.
19 - Pescaria Bíblica: Confeccionar varas de pescar com bambu, barbante, clipe para ser o anzol e “peixes” de E.V.A. (bem colorido, com um saquinho de doce colado atrás e no saquinho cole uma tirinha com uma pergunta sobre a história). Prenda um clipe em cada peixe para facilitar a pesca e encaixe-os numa bacia ou caixa de papelão com areia. Cada criança deverá pescar um peixe, mas para poder ficar com ele e com o saquinho de doce precisa responder corretamente a pergunta que consta em seu verso. Vence a equipe que conseguir juntar o maior número de peixes (dê um doce para os que não conseguiram acertar a pergunta e incentive os que ganharam dividir seus doces com aqueles que não ganharam).
20 - Afunda ou Flutua: Encha um aquário com água e separe alguns objetos que afundam e outros que flutuam na água. Separe as crianças em equipes e escolha algumas para representá-las. Ao mostrar o objeto a criança deverá dizer se afunda ou se flutua na água. Se acertar marca ponto para sua equipe. Ganha a equipe com mais pontos.
♦ Sugestões de objetos que afundam: borracha, pilha, papel alumínio amassado, garfo, cenoura, batata, moeda, clips, massa de modelar, ovo, feijão cru, giz, prego, grão de bico cru, etc
♦ Sugestões de objetos que flutuam: canudo, jaca, repolho, maçã, cebola, lápis, giz de cera, garrafa pet vazia, apoio para cortar carne de madeira, pente de madeira, melancia, etc
Dinâmicas para Crianças - FINALIZANDO A SEMANA DA CRIANÇA
Recebi agora pouco em meu E-mail essa sugestão de DINÂMICA PARA CRIANÇAS. Foi enviado por (Cláudia F.) Não sei se é da autoria dela, mais eu resolvi compartilhar com vocês.
Dinâmicas para Dia das Crianças - Chupando balas
"As dinâmicas de grupo para crianças são atividades que quando bem empregadas produzem resultados muito positivos estimulando o relacionamento interpessoal e desenvolvendo competências que ao longo da vida serão aperfeiçoadas." (Luis Alves)
Essa dinâmica divertida para o dia crianças e jovenstem por objetivo estimular o Trabalho em Equipe, Raciocínio lógico e o relacionamento interpessoal fazendo com que os participantes entendam a importância de pedir ajuda a seus amigos ou se oferecerem na hora de solucionar um problema.
Materiais: Uma bandeja e balas de acordo com o nº de participantes. As balas devem ser colocadas dentro da bandeja. No caso de crianças pequenas é importante utilizar balas que sejam moles e que possam ser mastigadas para evitar o perigo de engasgar com balas duras.
Número de participantes e tempo estimado: 2 a 30 participantes. 30 minutos
Como fazer a brincadeira com as crianças:
1. O coordenador da atividade deve formar círculo, diga então as crianças: “vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca.” É natural que os participantes fiquem agitados e demorem um pouco para entenderem a solução do problema, dependendo da idade das crianças o professor ou coordenador deverá dar dicas, do tipo, vocês não podem usar as suas mãos, enfatizar para que entendam que se outra pessoa utilizar as mãos para desembrulhar e colocar a bala na boca estará tudo certo.
2. Essa é uma dinâmica muito divertida e o coordenador deve dar tempo para que as crianças entendam por si só a solução para o problema, uma dica é colocar a bandeja com as balas no chão, muitos participantes tentarão pegar as balas com a boca e descascar com os dentes, é muito engraçado como as crianças vão encontrando soluções.
3. Depois que as crianças encontram a solução para o problema o coordenador deverá deixar que chupem as balas e se relacionem entre si, no final da brincadeira deverá falar sobre a importância de analisar o problema e pedir ajuda para um amigo ou alguém que esteja próximo para nos ajudar.
Dinâmicas de Grupo para Crianças - Emprestando o lápis
Essa é uma excelente dinâmica para crianças que pode ser feita em sala de aula, na catequese, em células evangélicas ou em qualquer tipo de atividade que envolvam crianças.
Objetivo da brincadeira: Mostrar para as crianças a importância de compartilhar suas coisas estimulando o relacionamento interpessoal e a união entre os membros do grupo.
Material: 1 lápis de cor por participante e 1 folha com desenho impresso para colorir.
Número de participantes e tempo estimado: até 40 crianças. 50 minutos
Como fazer a atividade:
1. Um dia antes da atividade com crianças em sala de aula a professora deve orientar que no próximo dia cada um traga apenas 1 lápis de cor, pode ser de qualquer cor. O professor também deverá providenciar um desenho para colorir, pode ser qualquer tema, uma dica aqui, para uso em catequese ou célula evangélica pode ser desenhos para colorir com temas bíblicos, para sala de aula pode ser temas de datas comemorativas ou relacionado a alguma matéria. Importante que cada folha tenha duas cópias do desenho, um ocupando a metade superior da folha e outro ocupando a metade inferior da folha e também providenciar a quantidade de cópias suficientes para todos os participantes, o desenho deve ser o mesmo para todos. Dica: Ao escolher o desenho certifique-se que ele tenha várias partes para colorir.
2. No dia da brincadeira com as crianças o professor deverá verificar se todos trouxeram um lápis de cor, caso contrário é importante que tenha algum de reserva. Também deve observar que as crianças usem apenas um lápis, uma cor, pedir que os demais lápis sejam colocados na bolsa ou debaixo da carteira.
3. Todos com as folhas com desenhos em mãos a professora vai iniciar a atividade orientando que as crianças pintem somente o desenho de cima da folha com o lápis que trouxeram, ou seja, o desenho será pintado com apenas uma cor.
4. Após todos terminarem de pintar o primeiro desenho com apenas uma cor a professora orientará da seguinte maneira: Agora vocês vão pintar o segundo desenho mas não podem utilizar o lápis que trouxeram. É importante nesse momento o educador ou coordenador da atividade observe a reação das crianças para ver se por si só encontrarão a solução para o problema, ou seja, se não podem usar o próprio lápis então como pintarão o desenho? A solução é simples, trocar o lápis com o de um amigo.
5. Dependendo da idade das crianças que estão participando da brincadeira logo se darão conta e começarão a emprestar os lápis dos amigos, se a solução demorar a aparecer o professor deverá interagir para que os alunos cheguem a conclusão por si próprios.
6. Quando todos entenderem o que deve ser feito o coordenador da atividade deverá orientar que podem usar quantas cores quiserem para pintar o desenho de baixo mas precisarão trocar e emprestar os lápis de seus amigos.
7. Antes de encerrar a atividade o coordenador ou professor deverá explicar aos alunos que o primeiro desenho foi pintado com apenas uma cor pois cada um utilizou apenas o lápis que tinha, no entanto ao compartilharem os lápis emprestando uns aos outros puderam colorir o desenho de baixo deixando-o mais bonito. A conclusão aqui é que em certas circunstancias de nossa vida devemos aprender a compartilhar nossas coisas com nossos amigos para atingirmos um objetivo em comum. Esse diálogo deverá ser adaptado de acordo com a idade das crianças que participam da brincadeira e também do contexto que foi realizado, em sala de aula, em catequese ou em célula evangélica. Essa é uma dinâmica divertida para crianças que estimula o relacionamento interpessoal.
Atividades para Crianças - Dinâmica a Metade Certa
Uma das atividades para crianças mais realizadas em sala de aula e em outras circunstancias que envolva atividades lúdicas para crianças é a dinâmica a metade certa, muito simples de realizar tem por objetivo estimular a integração dos participantes bem como a concentração.
Dica: Essa atividade pode ser realizada em sala de aula, catequese, células evangélicas ou qualquer tipo de encontro com crianças, o material necessário são imagens grandes que possam ser cortadas em duas, podem usar revistas, fotos, imagens impressas, enfim, qualquer tipo de figura que possa ser cortada ao meio e misturada. Para sala de aula podem ser utilizadas revistas de variedades ou imagens com temas relacionados ao tema da aula, em catequese e células evangélicas podem ser utilizadas imagens bíblicas ou de cunho religioso. Importante que as imagens não sejam do mesmo tamanho, a idéia é misturar todas as partes e fazer com que as crianças encontrem seus respectivos pares para completarem a imagem.
Material necessário: Imagens cortadas ao meio (revistas, fotos, desenhos, etc). Fita adesiva para as crianças unirem as imagens.
Como fazer:
1. O coordenador deverá dividir o grupo de crianças em duplas e dar a cada participante a metade de uma imagem, as demais devem ser espalhadas pelo chão ou colocadas em uma ou mais caixas grandes para que os alunos possam procurar os respectivos pares. Para tornar a atividade mais interessante é importante que o número de imagens sejam maiores do que o número de participantes.
2. Conforme as duplas forem encontrando as partes que faltam das imagens o coordenador dá uma nova imagem para que as crianças encontrem a parte que falta, no final a dupla que conseguir unir o maior número de partes de imagens é a vencedora.
3. No final o coordenador pode falar sobre a importância do trabalho em grupo para conseguirem atingir seus objetivos. Dependendo do tipo de imagem utilizada pode abrir um diálogo pedindo que as duplas falem sobre as personalidades ou personagens contidos nas fotos. No caso de utilizar imagens bíblicas pode pedir que os participantes falem sobre as personagens ou procurem na bíblia o versículo correspondente ao desenho.
Espero que você tenha gostado.