Criar um Site Grátis Fantástico
MATERIAIS DIVERSIFICADOS!

OI ESTOU DISPONIBILIZANDO MAIS 3 CADERNOS. DESCUPEM A DEMORA PARA POSTAR! APROVEITEM.

 

5º Produção de Textos Escritos - Uma construção de espaços de interlocução. O objetivo é propiciar ao professor refletir sobre o processo de apropriação da linguagem escrita, para que ele possa contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento da competência discursiva de seus alunos.

 

6º Aprendizagem e Ensino da Língua Escrita– Este Caderno trata das concepções de aprendizagem e de ensino da linguagem escrita, buscando relacionar essas duas faces do processo de apropriação da escrita. Para tanto, organiza-se em duas partes: na primeira, examina os conceitos de aprendizagem e desenvolvimento e analisa as relações entre esses dois processos, tendo em vista a apropriação da leitura e da escrita; na segunda, volta-se para as implicações das reflexões apresentadas na primeira parte para a definição dos procedimentos de ensino, analisando algumas propostas de atividades didáticas.

 

7º Organização do Trabalho de Alfabetização– a organização do processo de alfabetização dos pontos de vista da sala de aula e da escola como um todo. O trabalho com alfabetização e letramento implica que o profissional da alfabetização adquira conhecimentos que lhe indiquem qual a melhor seleção de conteúdos, de métodos de ensino, de procedimentos, que devem ser dimensionados sempre pensando-se nas capacidades cognitivas dos alunos e no sentido da aprendizagem da linguagem escrita. O professor e a escola precisam almejar bons resultados e, para nós, sucesso na alfabetização das crianças significa formação de bons leitores e produtores de textos. Podemos considerar que o grande desafio do alfabetizador, hoje, consiste em organizar o trabalho contemplando, ao mesmo tempo, a apropriação do sistema de escrita e o uso efetivo da leitura e da escrita. Isso significa, em outros termos, alfabetizar letrando.

 

 

AQUI ESTÁ O 4º Caderno da coleção!

 4º Leitura como Processo -Apresenta fundamentos que ajudam a entender como lemos e compreendemos os textos escritos. Por que o aluno muitas vezes não compreende o que ele lê? O que é a leitura? Como construímos sentidos para os textos que lemos? O que fazemos quando lemos um texto? Que habilidades de leitura precisa ter um leitor para ser considerado um leitor competente? É possível continuar ensinando a ler quem já se alfabetizou? Como ajudar o aluno a compreender bem os diversos textos que circulam na sociedade? Como identificar se o aluno sabe ler e compreender?

OLÁ PESSOAL AQUI ESTA O 3º CADERNO DA COLEÇÃO, ESPERO QUE GOSTEM!

3º Conhecimento Linguístico - Neste Caderno são tratadas as relações que se estabelecem entre os aspectos ortográficos do português escrito e o sistema fonológico do português.

Amanhã o 4º caderno! wink

 

NOS PRÓXIMOS DIAS ESTAREI COLOCANDO NA PÁGINA, Coleção de Alfabetização e Letramento para baixar O CEALE, Centro de Alfabetização, leitura e escrita disponibiliza uma coleção fantástica sobre Alfabetização e Letramento.O Ceale integra a Rede Nacional de Centros de Formação Continuada do Ministério da Educação.

A coleção de Alfabetização e Letramento conta com 17 cadernos para download em pdf.Esses cadernos se organizam conforme uma estrutura básica que permitirá ao formador e ao professor terem conhecimentos prévios sobre o tema; situarem a temática na área de conhecimento a que pertence; conhecerem os objetivos de cada caderno; realizar exercícios de aplicação, que podem se referir à revisão de conceitos, à reflexão sobre o processo de aprendizagem, a pesquisas e aplicações práticas na sala de aula.
O material é ótimo para imprimir e estudar nas escolas por educadores alfabetizadores.
NÃO PERCAM AMANHÃ O PRIMEIRO CADERNO!

Coleção de Alfabetização e Letramento para baixar

 

 

 BOM PESSOAL AQUI ESTA O PRIMEIRO CADERNO DA COLEÇÃO!

A coleção de Alfabetização e Letramento conta com 17 cadernos para download em pdf.

 

Esses cadernos se organizam conforme uma estrutura básica que permitirá ao formador e ao professor terem conhecimentos prévios sobre o tema; situarem a temática na área de conhecimento a que pertence; conhecerem os objetivos de cada caderno; realizar exercícios de aplicação, que podem se referir à revisão de conceitos, à reflexão sobre o processo de aprendizagem, a pesquisas e aplicações práticas na sala de aula.
O material é ótimo para imprimir e estudar nas escolas por educadores alfabetizadores.
Veja abaixo todos os temas que constam na Coleção de Alfabetização e Letramento para baixar. E bons estudos!

 1° Alfabetização e Letramento. É so clicar aqui! O que são a alfabetização e o letramento? Em que consiste alfabetizar e letrar? Que conhecimentos e capacidades estão envolvidos na alfabetização e no letramento? Qual a importância desses conceitos para a prática de ensino da linguagem escrita? Discutir, sob um ponto de vista teórico, respostas a essas perguntas é o objetivo central deste Caderno.

 

 ESPERO QUE GOSTEM DO MATERIAL, AMANHÃ O 2° CADERNO. BOA NOITE!

 

2º Língua, Texto e Interação  Este Caderno tem como foco conceitos fundamentais para o ensino e aprendizagem da linguagem escrita: língua, texto e interação. A atuação do professor em sala de aula, as atividades que ele propõe aos alunos, a maneira como ele avalia a fala e a escrita dos alunos, no processo de alfabetização, na leitura e na produção de textos escritos, dependem essencialmente de como ele compreende tais conceitos, sua natureza e seu funcionamento.

BAIXE FONTES PEDAGÓGICAS PARA WORD

Olá amigos e amigas. Hoje trago para vocês "FONTES PEDAGÓGICAS PARA WORD"
 

Para instalar siga os passos a seguir:

  • Salve o arquivo no seu computador. 
  • Localize o arquivo no seu computador, ele estará comprimido, clique com o botão direito em “extrair aqui”, serão separados cinco arquivos: cursiva vazado, tracejada, imprensa pontilhada, cursiva pontilhada e escolar. 
  • Para instalar as fontes você deve procurar a pasta “fonte” ou “fonts” em seu computador e salvar o arquivo dentro dela. Assim, ela será automaticamente instalada no seu Word.
Faça o DOWNLOAD DAS FONTES A SEGUIR: uma dica pessoal quando clicar no link a pagina que aparecerá em seguida irá contar 5 segundos na parte superior direita, esperem terminar a contagem e depois clik em fecha propaganda e irá para a pagina onde vocês baixaram.

Ideia de Organizador de Material Escolar com Reciclagem

Ideia de Organizador de Material Escolar com Reciclagem

Você pode fazer um diferente organizador de material escolar com reciclagem para decorar de forma primorosa a sua mesa de trabalho ou a sua escrivaninha para estudos.

Dicas para Fazer Organizador de Material Escolar com Reciclagem
Para fazer esta peça você irá precisar de:
  • Latas de sua preferência;
  • Pincel comum;
  • Tintas acrílicas com as cores de sua preferência;
  • Corda com o modelo, o estilo, a cor e a espessura de sua preferência;
  • Pistola de cola quente;
  • Imãs pequenos;
  • Placa de madeira com o tamanho e o formato de sua preferência;
  • Jornal velho, papel velho, papelão ou plástico, para forrar o local onde você vai pintar a sua peça.
Comece forrando o local onde você irá pintar as latas escolhidas, com jornal velho, papel velho, papelão ou plástico. Depois pinte as latas que você vai utilizar com as cores de sua preferência.
Em seguida, pinte a placa de madeira escolhida, com a cor de sua preferência. E quando a tinta estiver totalmente seca, cole os imãs nas posições que você quer que ao final do seu trabalho as latas fiquem posicionadas.
Logo após, cole um pedaço da corda escolhida ao redor das latas que você vai utilizar, formando algumas voltas e colando a corda com o auxílio da pistola de cola quente.
Agora, para finalizar a sua peça, assim que você colar pedaços de corda ao redor de todas as latas que você vai utilizar, basta posicionar cada lata sobre os imãs já colados na base e colocar os objetos que você quiser dentro das latas. E está pronto!

Moldes: Enfeites para Árvore de Natal

O pinheiro enfeitado é, sem dúvidas, o principal símbolo do natal. Hoje trago para vocês alguns Moldes para enfeitar a árvore de Natal. (Estrelas, Bolinhas, Sininhos, Papai Noel, Estrelinhas, Anjos e muito mais)

Moldes: Enfeites para Árvore de Natal

O Natal é comemorado anualmente em 25 de dezembro. O Natal é considerado um feriado originalmente Cristão, mas com o passar do tempo foi disseminado para fora do âmbito religioso.
 
Atualmente, o Natal é feriado em quase todos os países do mundo, independente da religião, todas as pessoas celebram esta festividade a sua maneira. As festividades do Natal começam no dia 24 de dezembro, quando um grupo de pessoas próximas (normalmente familiares e amigos) se reúnem para uma ceia – refeição a meia noite.
 
Confira a seguir todos os MOLDES:

Brincadeiras, Dinâmicas e Atividades para os primeiros dias de aula

Brincadeiras, Dinâmicas e Atividades para os primeiros dias de aula

Olá amigos e amigas do PEDAGOGIA COM AMOR.! Nesta postagem trago para vocês várias sugestões de Brincadeiras, Dinâmicas e Atividades para os primeiros dias de aula.
Como começar o ano letivo? Como fazer Dinâmicas de Grupo para Primeiro dia de Aula. O 1º dia de aula é dia de entrosar, de conhecer a turma, de promover dinâmicas de apresentação para que todos possam se conhecer e assim dar inicio ao relacionamento entre os alunos. A seguir daremos algumas dicas de como deve ser a apresentação do professor para o primeiro dia de aula e como deve ser a apresentação dos alunos no início do ano letivo de acordo com o a idade e nível escolar.

Primeiramente o professor deve fazer uma apresentação pessoal, dependendo da turma a apresentação deve se adaptar a idade dos alunos, por exemplo, um professor de ensino fundamental deve se apresentar de uma maneira lúdica, informando seu nome, dizendo o que gosta de fazer, criar uma atmosfera que envolva as crianças e assim crie uma primeira impressão positiva, já para alunos da 5º a 9º anoa apresentação do professor deve ser mais formal, uma apresentação pessoal explicando a matéria bem como o plano de ensino do semestre.
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." (Carlos Drummond de Andrade)

Tudo sobre mim - Dinâmicas para 1º dia de aula

Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num circulo, o movimento de cadeiras e ajuste do circulo iniciará o entrosamento dos participantes.
Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:
a. O que eu mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Qual profissão desejo exercer:
Procedimento
Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
Os alunos e participantes terão 15 minutos para responder.
Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Dicas
Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.
_______________________________________

Dinâmicas para 1º primeiro dia de Aula | Memorização de nomes

O professor ou educador começa com a apresentação e depois pede que os alunos se apresentem da seguinte maneira.
1) Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas.
Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.
O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"
A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar.
2) Apresentarte:
Material Necessárrio: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)
Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.
3) Alô, alô!
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a autoestima.
4) Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.
5) Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem.
6) Quando estiver...
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..". O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..."
7) Apresentação
Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.
Adivinhe quem é?
Essa dinâmica de integração pode ser enviada por email ou postada no facebook, você também pode imprimir essa dinâmica para utiliza-la em sala de aula. A integração no primeiro dia de aula é fundamental para iniciar os primeiros laços de amizade entre alunos e professor.
"O ato de aprender é mais eficaz quando é tratado como um ativo e não como um processo passivo." (Kurt Lewin)

Com informações do:
www.esoterikha.com

BRINCADEIRAS E DINÂMICAS - ATIVIDADES E DESENHOS

Teatrinho
 
Como brincar:
 
Para estimular: Imaginação, criatividade, linguagem e cooperação
 
Em parceria com as crianças e com a ajuda de livros infantis, crie adaptações para histórias consagradas como “Chapeuzinho Vermelho” ou invente seu próprio conto e peça para que elas montem uma peça - fazendo a interpretação da história.
 
Para isso, ofereça roupas e sapatos velhos, faça maquiagens leves e até mesmo bole um cenário para a história. A brincadeira será mais espontânea se a interpretação acontecer logo depois do planejamento, mas também podem ser combinados ensaios para treinar bastante a apresentação que pode ser feita também para os pais ou para os vizinhos.
 

Da confusão à ordem
 
Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
 
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); 
 
depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe.
 
As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. 
 
O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial. 
 

Confusão à ordem - brincadeiras e dinâmicas
 
Onça Dorminhoca
Faixa etária: de 4 a 8 anos
 
Formação: Formar com os alunos uma roda grande. Cada
criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado
sob os pés, exceto uma que ficará no centro da roda,
deitada de olhos fechados. Ela é a Onça dorminhoca.
 
Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade,
saindo de seus lugares, exceto a onça dorminhoca que
continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça
gritando-lhe: "Onça dorminhoca"! Inesperadamente, a
onça acorda e corre para pegar um dos lugares
assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram
fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça
dorminhoca.
 
Sugestão: O professor poderá proporcionar um estudo
sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças:
Quem já viu uma onça?
Aonde? Quando?
Como ela é? Como vive? O que come?
Quem quer imitá-la?
Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para
aquele que fará o papel da onça.
 
Partindo deste estudo, a criança, quando for
desenvolver a atividade, criará um personagem seu
relativo à brincadeira.
 

Corrida do Elefante
Faixa etária: de 4 a 8 anos
 
Formação: As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma
delas separada utiliza um braço segurando com a mão a
ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço
vazio formado pelo braço. ( Imitando uma tromba de
elefante).
 
Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os
demais usando somente o braço que está livre ( O outro
continua segurando o nariz). Quem for tocado
transforma-se também em elefante, logo, em pegador,
adotando a mesma posição. Será vencedor o último a ser
preso.
Sugestão: As crianças, durante a brincadeira podem
caminhar como um elefante.
 

Volta às aulas - Brincadeiras e dinâmicas

Gangorra
Faixa etária: 4 a 6 anos
 
Dois jogadores sentam-se, um de frente para o outro, e
apoiam as plantas dos pés.
Eles devem ter mãos um bastão seguro com as duas mãos.
Ao soar o sinal, eles devem puxar o bastão cada um
para seu lado tentando tirar o amigo do chão. Aquele
que conseguir levantar o amigo ganha.
 
Troque os pares e comece de novo.
Faça com que as crianças sintam o peso do amigo que
está na frente, observem a força que têm que fazer
para levanta-lo, os músculos que se movem para que
isso aconteça.
Se você tiver um bastão grande, coloque três crianças
de cada lado, o grupo que conseguir levantar o outro,
ganha.
 

Jogo da risadinha
Faixa etária: 4 a 6 anos
 
As crianças em círculo. Dado o sinal, um jogador dará uma risada. O companheiro da sua esquerda dará duas risadas. O terceiro, três risadas. E assim, sucessivamente. Quem não seguir a seqüência sairá do jogo. 
 

Rouba rabo
Faixa etária: 4 a 8 anos
 
Os jogadores estarão no pátio, cada um com um rabo de
barbante preso atrás. Dois jogadores serão os
pagadores. Ao sinal eles deverão tirar os rabos das
crianças. Quem conseguir pegar mais rabos será o
vencedor. 
 

A dança dos banquinhos
 
Dança dos banquinhos - Brincadeiras e dinâmicas
 
Fazer uma roda com banquinhos e em número inferior(-1) ao número de crianças participantes. Colocar uma música para tocar e todas começam a correr ou a dançar ao redor dos banquinhos, com as mãos para trás, bem perto deles. Em dado momento, parar a música e cada criança deverá assentar-se no banquinho que estiver mais próximo. Uma delas ficará sem assentar, devendo sair levando um banquinho. O jogo recomeça. Ganha a criança que conseguir a posse do último banquinho.
 

Voa, não voa...
 
As crianças estarão assentadas em círculo. O professor falará o nome de uma ave, e as crianças deverão mover os braços e as mãos como se estivessem voando. Quando o professor falar o nome de algo que não voa, as crianças deverão ficar com os braços e mãos imobilizados. Quem errar sai da brincadeira ou paga uma prenda. 
 
Ex: " Borboleta voa?( Todos imitarão o vôo.)Jacaré voa?(Todos deverão ficar imóveis). O professor deverá usar sua habilidade para enganar as
crianças.
 

Árvore dos sonhos
(alunos alfabetizados)
 
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
 
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.
 
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.
 

Amarelinha
 
Como brincar:
 
Desenhe o diagrama com o giz sobre a calçada ou asfalto. O traçado tradicional é um retângulo grande dividido em dez retângulos menores – as ‘casinhas’ – numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e escreva a palavra ‘Céu’.
 
Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado – do lado oposto à palavra ‘Céu’ – e atire o marcador na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar no ‘Céu’, faça o caminho de volta do circuito, pegue o marcador - sem pular na casa onde ele está – e volte para trás do traçado. Depois jogue o marcador na próxima casinha e assim sucessivamente. Se errar, será a vez do próximo jogador. Vence quem completar todo diagrama primeiro.
 
Dica: para inovar, faça circuitos em formatos diferentes, como caracol ou retângulos maiores. Para as crianças mais novas, os circuitos podem ser menores e podem ser feitas exceções – como, por exemplo, permitir que elas pulem com os dois pés em todas as casas.
 

Queimada
 
Como brincar:
 
Para o jogo básico, divida o espaço em dois campos do mesmo tamanho definindo os limites com um giz. Divida os participantes em dois times. O jogo começa quando um lançador atira a bola em direção a um dos jogadores do time adversário, se este for atingido pela bola estará fora do jogo. Se alguém do time adversário conseguir segurar a bola, sem deixá-la cair no chão, quem sai do jogo é o lançador. Se a bola bater no chão antes de atingir alguém, a posse de bola passa automaticamente para o time adversário que poderá atacar. Se algum jogador ultrapassar os limites do campo tentando fugir da bola será eliminado.
 
Para ninguém ficar de fora se pode fazer uma prisão. Quem for eliminado ficará atrás do limite do campo adversário e poderá atacar. Se atingir alguém do outro time o mesmo volta para a equipe inicial. O jogo ficará mais cooperativo se atrás de cada jogador houver uma lata. O participante só é queimado se a lata for derrubada por um adversário, sendo que as latas podem ser defendidas com os pés por qualquer um dos jogadores. Nesse caso, o jogo ficará ainda mais divertido ainda se houver mais de uma bola em campo.
 

Corrida do Ovo
 
Como brincar:
 
Para a disputa tradicional marque um ponto de largada e outro de chegada. Os participantes devem atravessar de uma linha a outra segurando com a boca a colher, sobre a qual se equilibra o ovo. Vence quem chegar primeiro sem derrubar o ovo.
 
Para os mais jovens, deixe que segurem a colher com uma das mãos e diminua o percurso; para os mais velhos, a disputa ficará mais divertida sem a ajuda das mãos ou com obstáculos como pneus no decorrer do percurso. Para diminuir um pouco a sujeira, cozinhe o ovo.
 
Dica: a brincadeira também pode virar uma corrida de revezamento bastante divertida. Divida as crianças em duplas, sendo que cada uma ficará em um dos pontos opostos (chegada e partida). Quem está com o ovo precisa correr até a dupla e passar o ovo na colher da outra criança sem a ajuda das mãos.
 

Corrida no Saco
 
Como brincar:
 
Marque um ponto para ser a linha de chegada e outro de partida. Cada participante deve entrar no saco ou fronha ou ter as pernas bem presas por um elástico. Ao ser dado o sinal os jogadores, aos pulos, precisam cruzar a linha de chegada. Os tombos são inevitáveis, por isso, uma superfície segura é fundamental.
 
Dicas: quando o número de participantes for grande, divida-os em grupos iguais e faça uma disputa de revezamento. Cada jogador que chegar ao lado oposto passa o saco para o parceiro que fará o percurso de volta. Com sacos bem grandes os participantes podem pular em duplas dentro do mesmo saco. 

Sugestão de Rotina Semanal para Educação Infantil

Sugestão de Rotina Semanal para Educação Infantil

Olá amigos e amigas do PEDAGOGIA COM AMOR . Nesta postagem trago para vocês uma Sugestão de Rotina Semanal para Educação Infantil período integral  mais você pode adaptar-lo pronto para imprimir ou baixar em PDF.
Sugestão de Rotina Semanal para Educação Infantil

Matrizes Curriculares 1º, 2º,3º, 4º e 5º ano

Olá amigos e amigas do PEDAGOGIA COM AMOR. Nesta postagem trago para vocês Matrizes Curriculares 1º, 2º,3º, 4º e 5º ano prontos para imprimir e baixar em PDF e também WORD.

1º ANO - Matriz Curricular do 1º Ano do Ensino Fundamental - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF

2º ANO- Matriz Curricular do 2º Ano do Ensino Fundamental - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PF

3º ANO- Matriz Curricular do 3º Ano do Ensino Fundamental - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF

4º ANO - Matriz Curricular do 4º Ano do Ensino Fundamental - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF

5º ANO - Matriz Curricular do 5ºAno do Ensino Fundamental - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF

6 - Modelo de Plano de Intervenção Pedagógica - CLIQUE AQUI E BAIXE EM PDF

 

ESPERO QUE GOSTEM!!!!!!